10 Ideias de Casamento Temático – Inspirações para Casar | Guilherme Antunes - Fotógrafo em Florianópolis
Como lidar com a ansiedade que antecede o casamento?
23 de setembro de 2020
Fiquei noiva, e agora? Ferramentas essenciais para ajudar nos preparativos do casamento
Fiquei noiva, e agora? Ferramentas essenciais para ajudar nos preparativos do casamento
24 de junho de 2021
Veja mais

10 Ideias de Casamento Temático – Inspirações para Casar

Fotógrafo de Casamento em Blumenau - SC

Fotógrafo de Casamento em Blumenau - SC

Os casamentos temáticos não são exatamente uma novidade, mas estão sendo, a cada dia, mais utilizados por noivos que desejam fugir do tradicional e realizar um casamento épico, daqueles que ficam para sempre na memória de todos os convidados e envolvidos.

Um casamento temático não precisa ser um casamento caro, complicado de desenvolver e nem ser exagerado na sua composição.

O importante é que todos os elementos combinem com a ideia central e, principalmente, que façam sentido para os noivos.

Abaixo, 10 ideias de casamentos temáticos que podem transformar sua celebração em um evento memorável.

Casamento Hollywood

Um casamento inspirado em Hollywood pode ter diversos subtemas, usando como base um único filme ou diversos deles.

Alguns ícones que podem ajudar a tematizar o casamento:

  • Pipoca e refrigerante com embalagem de cinema;
  • Cartazes inspirados nos cartazes de cinema na decoração e no convite;
  • Convite com ticket destacável como nos cinemas, para assistir “à grande estreia do casal”;
  • Telão exibindo um trailer sobre o casal ou sobre o casamento;
  • Noivos com visual inspirado em algum filme que os dois gostem ou até filmes de predileção individual de cada um deles;
  • Os convidados podem ser convidados a assinar uma “calçada da fama” em miniatura, deixando votos para os noivos.

Ao término da cerimônia, o arroz pode ser substituído por lantejoulas douradas, o que dará um aspecto de glamour muito especial para a finalização desta etapa do casamento.

Casamento Geek

O casamento Geek ou Nerd também pode ter muitas variações, mas na maioria dos casos, terá alguma relação com tecnologia, games e filmes de ficção ou HQs.

Os convites podem ser feitos apenas em formato digital para a maioria dos convidados, deixando a versão impressa apenas para os padrinhos.

É possível pedir para que todos os padrinhos vistam camisetas de super-herois e o noivo também pode usar uma camiseta divertida por baixo do terno.

Looks no estilo Star Wars ou inspirados no jogo Super Mario também fazem muito sucesso entre o público Geek e podem deixar a cerimônia bem divertida.

Já imaginou a entrada da noiva ao som de The Imperial March?

O buffet também pode ser personalizado com essa temática, sendo que até os noivinhos do topo do bolo podem estar jogando vídeo-game ou fazendo alguma outra atividade que encante a ambos.

Uma decoração com cogumelos do Mario, por exemplo, pode deixar a mesa bem divertida.

As lembrancinhas podem ser inspiradas em símbolos geeks como um divertido cubo mágico, algum item em forma de óculos ou controle de vídeo game.

O local da celebração também pode ser diferenciado, com telão para jogos digitais e apresentação de trechos de filmes do universo Marvel ou StarWars.

Além disso, um videokê pode fazer a diversão da galera e tornar a festa inesquecível.

Casamento à Fantasia

Dos noivos e convidados aos profissionais que farão a segurança da cerimônia, todo mundo pode se fantasiar.

Imagine o casamento da Marilin Monroe com o Elvis, sendo celebrado pelo Visconde de Sabugosa, com direito a uma festa onde a banda toca Mamonas Assassinas à caráter.

Parece divertido pra você?

Se a resposta for sim, um casamento à fantasia pode ser uma ótima temática para a sua união.

Nesse caso, não é exatamente a decoração que vai fazer com que a cerimônia e a festa sejam espetaculares e sim a criatividade de cada um dos participantes do evento.

Confetes e serpentinas são uma ótima escolha para a finalização da cerimônia e substituem o tradicional arroz na saída dos noivos.

Casamento Oriental

Um casamento oriental é uma excelente escolha, principalmente quando os noivos possuem ascendentes japoneses, chineses ou coreanos.

A alimentação oferecida no buffet, nesses casos, é mais importante do que a decoração, especificamente.

Além de convites que podem ser escritos com letras e símbolos orientais, músicas inspiradas na cultura asiática e um ambiente diferenciado, com mesa mais baixa e almofadas para os convidados, ainda é possível utilizar trajes típicos, caso seja da vontade dos noivos.

Casamento Havaiano

Para quem sonha com um casamento temático na praia, o casamento havaiano pode ser a melhor experiência do mundo.

Noivos e convidados podem curtir a cerimônia descalços, colares havaianos podem ser distribuídos para todos os convidados, a decoração pode ser feita com muitas flores coloridas e os assentos podem ser bancos de madeira, que facilitam a organização do espaço.

Além disso, pranchas de surf podem ser usadas na decoração e até no púlpito da celebração e ao invés de arroz, podem ser jogadas flores e pétalas nos noivos.

Casamento na Roça

“Festa na Roça é pra lá de bom” – já dizia a canção de Leandro e Leonardo.

Um casamento na roça pode ser feito com decoração típica, violeiro e sanfoneiro, comida caseira e doces com jeitinho de “feitos pela vó”.

Contra qualquer tipo de estereótipo, não é necessário apostar em chapéu de palha e roupa de festa junina, a menos que esse seja o tema do casamento.

O casamento na roça tem como as principais características a simplicidade, a descontração e a naturalidade.

Geralmente, um casamento na roça não tem problemas relacionados a espaço para estacionar, segurança, reclamações por causa de música alta, e, na maioria dos casos, não falta lugar para os convidados dormirem, caso desejem.

Casamento Circense

O casamento inspirado no circo é um dos ambientes mais mágicos e divertidos para quem tem relação com a arte.

Os níveis dessa inspiração podem ser diversos, sendo que pode ser feito um casamento tradicional, onde apenas decoração, buffet e atrações seguem a temática circense, ou ainda, ter noivos vestidos como personagens do circo, como malabaristas, mágicos e bailarinas.

Casamento Ponte Aérea

Fotógrafo de casamento Ribeirão Preto

Fotógrafo de Casamento SP Ribeirão Preto – SP

Noivos de países diferentes, com profissões relacionadas a viagens ou, simplesmente, pessoas que amam viajar, podem usar esse tema para celebrar a união.

Convites com estilo de cartão postal, malas que decorem o ambiente, comidas típicas de diversas regiões com plaquinhas que sinalizem de onde são e até a celebração da cerimônia em múltiplos idiomas, podem fazer o casamento inspirado em viagens ser muito especial.

Guardanapos dobrados em forma de aviõezinhos são diferentes e divertidos e dão um ar diferente à celebração.

Casamento Retrô ou Vintage

Um casamento retrô ou vintage pode ser organizado de diversas formas diferentes.

Para quem opta por uma celebração retrô completa, pode-se escolher um carro antigo para a entrada da noiva e um carro antigo com latinhas para a saída dos noivos.

Os looks também podem ser inspirados em outras décadas, como os anos 50, 60 ou 70, por exemplo.

Na decoração, itens antigos podem dar um charme à celebração e podem ser usadas louças clássicas no buffet, com porcelanas delicadas e até a opção de chá para os convidados, para dar um toque de doçura dos tempos antigos.

Os convites podem ser em preto e branco ou em tons pasteis e um filme dos noivos, com filtro retrô, também pode ser exibido antes da cerimônia começar.

Uma banda ou músicos tocando canções que marcaram época também são essenciais para que a festa celebre o passado em grande estilo.

Casamento Rocker

Com ar moderno ou inspirado nos grandes astros do Rock’n’Roll do passado, um casamento no estilo Rocker costuma ser um evento memorável, com noivos, padrinhos e convidados vestidos com looks que remetam ao rock, festa com banda, convites bem descolados e fotos muito divertidas.

A cerimônia pode ser inspirada em alguma banda específica ou no rock, como um todo, usando várias bandas e momentos do rock, para enriquecer a experiência de todos os presentes.

A importância do Celebrante em Casamentos Temáticos

Para realizar um casamento temático, é importante convidar um celebrante que tope participar de um evento diferente do tradicional, afinal, o momento mais importante da celebração são os votos dos noivos.

O celebrante escolhido deve ser informado sobre que tipo de casamento os noivos querem realizar e dessa forma, preparará toda a condução da cerimônia para que tudo seja feito de acordo com o que os noivos idealizaram.

Caso a escolha dos noivos seja chamar um padre ou pastor para a celebração da união, é importante perguntar antes se ele estará de acordo com o perfil do casamento, para evitar surpresas.

Você já participou de um casamento temático? O que achou dessa experiência?

E mais uma coisa: entre todos os tipos de casamentos temáticos, qual você escolheria para o seu grande dia?

Se você não gostou de nenhuma das ideias acima, veja como fazer um casamento na praia.

Guilherme Antunes
Sou fotógrafo profissional graduado com honras pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ao longo de minha carreira, já participei de cursos e workshops com profissionais do México e Estados Unidos. Sigo constantemente me capacitando e me atualizando das últimas tendências do ramo. Integro o seleto grupo de melhores fotógrafos de casamento profissionais do mundo, escolhidos pela Internacional Society of Profesional Wedding Photographers (ISPWP). Também sou membro da associação Inspiration Photographers, que reúne os melhores fotógrafos e videomakers de casamentos da América Latina. Moro em Florianópolis (SC), onde realizo meu sonhos e aprecio os pequenos e belos detalhes da vida. Sou filho, marido e pai, e tenho em minha família a certeza do meu próprio “felizes para sempre”.

Comments are closed.