Você sabe e o que é um elopement wedding? Trata-se de um casamento super intimista, com a presença apenas dos noivos ou pouquíssimos convidados. É uma opção indicada para quem quer atar laços em uma cerimônia especial, mas que não demande muita organização e dinheiro como uma festa de casamento tradicional.

Esse tipo de casamento é comum no exterior, principalmente nos Estados Unidos, mas ainda causa estranheza no Brasil. Apesar disso, vem sendo cada vez mais adotado por casais modernos que não se importam em fazer do casamento um grande evento. Também é uma ótima opção para pessoas que já tiveram outros casamentos.

A palavra “elope”, em inglês, quer dizer fugir, escapar. Nesse sentido, a definição mais pura de um elopement wedding é a de um casal que foge secretamente para se casar, geralmente em um ato decidido de última hora, sem preparativos. Porém, atualmente, já se entende que o elopement pode não ser necessariamente uma fuga, nem ser feito em segredo, mas apenas uma cerimônia mais íntima do casal.

Aliás, um elopement wedding não é a mesma coisa que um casamento intimista. No casamento intimista ainda há convidados, mesmo que poucos. Já o elopement, em sua definição mais tradicional, é um pouco mais “radical”: não há testemunhas, com exceção do celebrante e do fotógrafo. Claro que há casais mais flexíveis que convidam os pais ou amigos muito íntimos para presenciar a cerimônia, mas este número de convidados ainda é bem reduzido.

Como organizar um elopement wedding?

Disse mais acima que o elopement é uma boa opção para quem não quer investir muito tempo (e dinheiro) na organização de um casamento, mas como um evento único e especial em sua vida, ele requer sim um pouco de dedicação. Para dar tempo de preparar tudo com cuidado, recomenda-se a antecedência mínima de três meses.

Assim como em um casamento comum, os primeiros passos para organizar um elopement são definições de quando e onde vai ocorrer a cerimônia. Por ser um evento muito especial, vários casais optam pela escolha de um local que tenha a ver com a história dos noivos.

Cerimônias ao ar livre são mais frequentes no elopement wedding e rendem imagens belíssimas que ressaltam o contraste entre a grandeza da natureza e a intimidade do casal. O clima intimista também combina muito com pequenas e rústicas capelas.

Uma assessoria de casamentos pode ser muito bem-vinda para encontrar o local ideal, especialmente um espaço em que vocês terão privacidade para realizar a cerimônia. Ela com certeza também irá se responsabilizar por elaborar um plano b, caso a primeira opção não dê certo.

Como organizar um elopement wedding?

Como o evento é pequeno, é possível dar mais atenção aos detalhes e tornar a cerimônia ultra personalizada para os noivos. O casamento a dois permite que vocês se desprendam dos protocolos.

Muitos, inclusive, optam por tradições religiosas ou culturais pouco usuais, como tradições celtas. Se não é a sua “praia”, você pode optar por fazer uma bela declaração de amor ou mesmo cantar uma música especial para o casal.O celebrante, na maioria das vezes, é alguém intimo ao casal.

O casamento elopement também envolve preparativos como cabelo e maquiagem da noiva, além do vestido, claro!  No quesito decoração, arranjos de flores impactantes compõem muito bem em cerimônias intimistas e ao ar livre. Além de fazerem uma moldura para as fotos, também trazem um caráter de que aquele evento é um casamento e não uma cerimônia qualquer. Se tiver contratado uma assessoria a escolha desses fornecedores será bem mais simples.

Por fim, mas não menos importante, é preciso lembrar que o casamento, para ser válido, ainda requer processos burocráticos. O casal precisa ter documentos em dia e realizar todos os trâmites no cartório local para que o casamento seja oficial.

Fotografia para elopement wedding

Ainda que a organização do elopement seja menos complexa do que outros casamento, em um requisito a dedicação é a mesma: na fotografia.

A contratação de um fotógrafo profissional para registrar o seu elopement wedding é importante pois os registros feitos por ele serão os únicos da cerimônia. Imagine que as fotos serão a única forma de mostrar seu casamento para aquelas pessoas especiais que não puderam testemunhar o evento.

A escolha do fotógrafo deve ser ultra cuidadosa. Não se trata apenas de encontrar um profissional com um trabalho que vocês se identificam. A sintonia entre fotógrafo e noivos deve ser perfeita já que vocês estarão compartilhando um momento muito íntimo e de forma muito próxima.